LINGUAGEM VIRTUAL

Dia do Emoji: Conheça quem cria as carinhas, os mais usados nas redes sociais e as novidades

17 de julho é considerado o Dia do Emoji, que é uma linguagem criada para a internet e busca expressar o sentimento das pessoas

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/07/2021 às 11:37 | Atualizado em 30/06/2022 às 16:43
Internet
FOTO: Internet

O Dia Mundial do Emoji, também conhecido como "World Emoji Day" (em inglês), é comemorado no 17 de julho.

As carinhas fazem parte do dia-dia de quem usa internet, principalmente através do Whatsapp e das redes sociais, mas quais serão os mais populares e que cria esse fenômeno?

Um ranking, feito pela desenvolvedora de programas de computadores Adobe, revelou os mais utilizados pelos usuários.

A pesquisa falou com 7 mil pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Austrália e Coreia do Sul. Confira (na foto abaixo) os três emojis que são mais frequentes na internet:

Os três emojis mais usados na internet, de acordo com a pesquisa feita pela Adobe
Os três emojis mais usados na internet, de acordo com a pesquisa feita pela Adobe
Reprodução/Adobe

Quem cria os emojis?

A pessoa que tem a missão de envolver a linguagem dos emojis e torná-la mais acessível chama-se Jennifer Daniel, de acordo com o Uol.

Ela a primeira mulher à frente do Subcomitê de Emojis, do Consórcio Unicode, que reúne empresas de software e hardware para tentar fazer com que a linguagem na internet seja mais acessível

O setor em questão do Unicode é quem cria, lança e padroniza todos os emojis disponíveis na internet. O objetivo dos emojis é tentar fazer com que as pessoas consigam expressar suas emoções por meio das figuras do celular.

A iniciativa faz misturas de ilustrações para criar os emojis ainda mais fiéis ao sentimento do usuário.

Novos emojis

Uma nova lista de protótipos em desenvolvimento na Emojipedia deve ser colocada a disposição do público. A aprovação deve acontecer em 14 de setembro, e a chegada para os smartphones em 2022.

Vale lembrar que, a cada ano, novidades são anunciadas para os usuários terem novos emojis para mandar. Confira alguns abaixo:

Novos emojis que estão em fase de desenvolvimento — Foto: Emojipedia