Céu

Chuva de meteoros Perseidas pode ser vista hoje do Brasil; confira detalhes, datas e outras ocorrências no céu

Além da chuva de meteoros Perseidas, confira outras que devem acontecer ainda neste mês

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 14/08/2021 às 15:20 | Atualizado em 21/02/2022 às 16:14
Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung
FOTO: Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung

A noite deste sábado, 14 de agosto, é uma boa oportunidade para quem gosta de observar o céu, na busca pelas chamadas estrelas cadentes.

Uma chuva de meteoros chamada Perseidas, nome dado à área do céu de onde os meteoros parecem se originar, localizada próximo à constelação Perseus.

 

>> Vídeo mostra momento em que meteoro esverdeado foi registrado no céu da Turquia; confira

>> Câmera registra explosão de meteoro no céu da Noruega; veja vídeo

 

O que é?

Essa chuva é formada pelas partículas liberadas pelo cometa 109P Swift-Tuttle durante seus inúmeros retornos ao Sistema Solar interno.

>> Nasa: Asteroide Bennu pode se chocar com a Terra; veja previsão e data

 

Prazo

Ela está ativa desde o dia 17 de julho, podendo ser observada até 24 de agosto, em especial para quem está no hemisfério Norte.

"Mas os brasileiros podem observá-la, ainda que em menor intensidade”, informa o Observatório Nacional.

Pico

Desde a quinta (11), o planeta Terra testemunha o pico de atividades das Perseidas. No auge do evento, são registradas de 75 a 100 ocorrências de meteoros por hora (para habitantes do hemisfério Norte), em velocidades que podem chegar a 60 km por segundo.

Para melhor observá-los, o mais indicado são locais afastados da luminosidade urbana.

“Nos centros urbanos observa-se menos atividade, pois somente os mais brilhantes ficam visíveis, onde há muita iluminação artificial”, explica o astrônomo do Observatório Nacional e pesquisador do Inmetro Marcelo de Cicco.

Riscos

Segundo o Observatório, chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses do ano.

O mês de agosto terá outros eventos do tipo: as chuvas Delta Aquarídeos do Sul e Alfa Capricornids, que também estão ativas; e, ao final do mês, entra em atividade a chuva Aurigids.

De acordo com o Observatório Nacional, o período que vai de outubro a dezembro é o que apresenta a maior concentração de chuvas com intensidade relevante, com destaque para as Orionids, Leonids e Geminds, respectivamente.