esportes

Secretária revela como será a volta dos torcedores aos estádios de futebol em Pernambuco

Apesar da declaração de Ana Paula Vilaça, ainda não foi divulgado uma data para o retorno da torcida

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 19/08/2021 às 16:51 | Atualizado em 16/03/2022 às 13:06
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (19), sobre o Plano de Convivência contra a Covid-19, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, reforçou que o Governo do Estado está em contato com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e a Arena de Pernambuco para divulgar um protocolos de saúde para a volta dos torcedores ao estádios, além de revelar quais etapas do processo de retomada da torcida nos jogos.

> Governo de Pernambuco libera presença de torcida em competições esportivas

Segundo a secretária, o retorno do público no futebol profissional será feita de acordo com os critérios abaixo.

No entanto, ela não repassou quando irá acontecer e nem a divulgação por parte do Governo de Pernambuco.

  • de forma gradual, com o público reduzido
  • protocolos sanitários
  • uso de ferramentas de certificação digital para saber se as pessoas estão vacinadas ou testadas.

''É importante ressaltar que estamos em diálogo com a FPF, com os clubes sociais e esportivos e com a Arena de Pernambuco para a elaboração de protocolos seguros. Assim que pudermos, anunciaremos a retomada da presença de público", a afirma Ana Paula Vilaça durante a coletiva de imprensa.

Plano para volta da torcida

A flexibilização acontece devido a desaceleração dos casos da covid-19 em Pernambuco, segundo a Secretária Estadual de Saúde (SES).

De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, existe um convênio com empresas de tecnologia para certificação digital para que o torcedor possa comparecer aos jogos ainda em 2021.

> Entenda o plano do Governo de Pernambuco e da FPF para volta da torcida nos estádios

''Toda essa especulação quanto a volta do publico tem o sentido de fazer a sociedade de voltar ao normal e ter dentro disso uma expectativa de retorno dos grandes eventos [...] Um programa mostra se você está imunizado ou testado nas últimas 24 ou 48 horas. O sistema vai constatar a veracidade da informação, e isso evitaria alguns problemas que ocorreram em outros Estados de atestados faltos'', explicou Evandro Carvalho.

Ferramenta para liberar torcedores

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalhou sobre o selo Passe Seguro PE. A medida será voltada para o setor de eventos, incluindo o futebol profissional.

De acordo com a secretária, o Governo já elabora protocolos sanitários específicos para o setor de eventos e deve realizar eventos-teste nos próximos dias.

> Presidente do Náutico espera retorno das torcidas até o final da temporada

A ideia é que o Selo digital Passe Seguro PE mostre tanto exames de checagem da covid-19, como a vacinação.

Portanto, assim que o cidadão compre ingressos de eventos, eles poderão comprovar que possuem a vacinação completa contra a covid-19 ou a vacinação parcial (uma dose) e o teste RT-PCR negativo.

Projeto de lei

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP-PE) entregou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei para autorizar o retorno das torcidas nos estádios de futebol, em maio, mas não houve avanço sobre o caso.

O Estado de Pernambuco não recebe um jogo com torcedores desde março de 2020, quando houve até mesmo a paralisação do futebol profissional por alguns meses.