CORONAVÍRUS

Os shows em Pernambuco vão voltar? E os eventos? Entenda o Selo Passe Seguro PE

Governo do Estado irá lançar ferramenta para entrada de público em shows e eventos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 20/08/2021 às 18:00 | Atualizado em 18/03/2022 às 17:37
Brenda Alcântara/ Acervo JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/ Acervo JC Imagem

Foi anunciado nessa quinta-feira (19), durante coletiva híbrida que o Governo de Pernambuco irá abrir um processo licitatório a partir da próxima segunda-feira (23), para o desenvolvimento de aplicativos com ferramentas de certificação de exames de covid-19 e testagem.

O objetivo é de, através do Selo Digital Passe Seguro PE, garantir que as pessoas entrem imunizadas ou testadas em shows e eventos públicos.

Com a novidade do Selo, muitas pessoas se perguntam: Os shows em Pernambuco vão voltar? E os eventos? Como será a retomada? Para essas e outras infinitas perguntas, segundo o governo estadual, ainda não há, de fato, uma data para os eventos testes, mas a prioridade está na elaboração de um protocolo específico para o setor.

Segundo a secretária executiva Ana Paula Vilaça, a realização do certificado é para facilitar o acesso das pessoas a eventos, shows e espetáculos com segurança.

"O objetivo dessas ferramentas é facilitar o acesso das pessoas a grandes eventos, como shows e espetáculos, dando segurança para a população. Isso faz parte da retomada da presença de público em grandes eventos. (...) O objetivo é a certificação digital através desse selo, o Passe Seguro PE, que permite uma checagem dos exames do coronavírus, bem como da vacinação. Essas pessoas, ao comprar os ingressos dos eventos, terão a oportunidade de colocar a vacinação completa delas ou com uma dose, nesse último caso, mostrando o teste RT-PCR, para que o ambiente esteja controlado do ponto de vista da imunização", explicou Ana Paula Vilaça.

Como vai funcionar?

A ideia é que o Selo digital Passe Seguro PE mostre tanto exames de checagem da covid-19, como a vacinação.

Portanto, assim que o cidadão compre ingressos de eventos, eles poderão comprovar que possuem a vacinação completa contra a covid-19 ou a vacinação parcial (uma dose) e o teste RT-PCR negativo.

>>Selo Passe Seguro PE: Governo lançará ferramenta para facilitar entrada de público em eventos; saiba mais e veja como funciona

Variante Delta

Com a confirmação da circulação da variante Delta da covid-19 no estado após investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios, nessa quarta-feira(18), fez que o Estado não avance em novas medidas de flexibilização.

Covid-19 em Pernambuco

Nesta sexta-feira (20), a Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou um novo balanço da Covid-19 no Estado de Pernambuco.

Foram registrados 550 novos casos o qual (59) 11% são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 491 (89%) são leves. O Estado agora soma 603.057 casos confirmados da doença, sendo 52.967 graves e 550.090 leves. F

oram confirmados, entre os dias 30/11/2020 e 19/08/2021, 38 óbitos. Pernambuco agora totaliza 19.262 mortes pela Covid-19.