Com informações da Agência Brasil.
Clientes do Banco do Brasil vão poder emitir, consultar e alterar os boletos bancários pelo aplicativo de mensagens, Whatsapp.
Esse sistema de cobrança bancária por chat, pioneiro no Brasil, foi lançado nesta semana e, segundo o BB, vai beneficiar principalmente os pequenos empreendedores.
Como usar a ferramenta?
Para usar a ferramenta, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB e iniciar uma conversa com o especialista PJ, o assistente virtual do banco no aplicativo, digitando “#PJ”. Em seguida, basta escrever “Preciso registrar um boleto” para aparecerem instruções na tela de conversas.
O aplicativo pedirá as informações do pagante (CPF, nome, endereço, complemento) e os detalhes de pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado assim que as informações forem confirmadas, com o cliente podendo encaminhá-lo ao destinatário.
O recurso também permite a realização de consultas, quando o usuário digita “Preciso consultar um boleto. Os documentos podem ser alterados com o comando “Preciso alterar um boleto”. As duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.
Assistente especializado em pessoa jurídica
No ano passado, o BB foi o primeiro banco a oferecer um assistente especializado em pessoa jurídica no WhatsApp.
Além das transações da cobrança, o assistente faz atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de títulos, desconto de cheques, folha de pagamentos, conta corrente, cartão de crédito e suporte técnico.
A ferramenta também permite consultas de saldo, de extrato e de limite do cartão.