Golpe

Procon-PE alerta para golpe do cartão por aproximação; confira dicas para se prevenir

O PROCON Pernambuco dá dicas de como não cair no golpe

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 27/08/2021 às 15:11 | Atualizado em 08/04/2022 às 21:20
Reprodução/ Pixabay
FOTO: Reprodução/ Pixabay

Atualmente, a maioria das instituições financeiras vem emitindo seus cartões para os clientes com uma tecnologia chamada de NFC (Near Field Communication) ou contactless.

Estes mecanismos permitem que o consumidor realize compras sem a necessidade de inserir o cartão na maquineta. Basta aproximar o cartão das máquinas que a compra poderá ser aprovada, em muitos casos, sem a necessidade da digitação de senha.

Com essa facilitação, surgiram também golpes envolvendo essa tecnologia. O Procon Pernambuco elencou algumas dicas para que você não caia em artimanhas.

Golpistas têm aproveitado locais de grande movimentação e encostado a maquininha e debitado valores financeiros sem que o consumidor perceba.

>>> Novo golpe no Whatsapp promete vale-gás social; veja como se proteger

>>>Golpe: Funcionário de farmácia é acusado de clonar cartões de crédito de clientes e causar prejuízo de R$ 13.500 mil

Dicas do PROCON-PE para não cair no golpe

  • Para quem não usa muito esse tipo de serviço, a orientação é desabilitar a função de pagamento por aproximação;
  • Caso o consumidor prefira continuar a usar, que possível, guarde o cartão em lugar seguro e fora da vista dos criminosos. Por exemplo, não guardar no bolso da calça ou na mochila;
  • O valor máximo para transação via aproximação varia de acordo com a bandeira do cartão. É preciso verificar o valor junto a operadora do cartão;
  • Há também operadoras de cartão de crédito que limitam as transições diárias.
  • O consumidor pode cadastrar o número do telefone para que a cada transação ele receba um SMS confirmando aquela compra. Essa ação poderá ajudar ao consumidor tomar conhecimento no momento que estiver sendo realizado a compra indevida;

>>>Receita federal alerta para novo golpe para liberação de empréstimos em instituições financeiras

Até o momento, o PROCON-PE não registrou denuncias oficiais envolvendo este golpe. Caso ocorra, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência e que o consumidor comunique a financeira do cartão.