LUA E SOL

Lua cheia, eclipse e chuva de meteoros: veja datas para assistir os fenômenos ao longo de 2021

Veja datas em que os fenômenos estarão visíveis.

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 28/08/2021 às 18:15 | Atualizado em 09/04/2022 às 15:35
Pixabay
FOTO: Pixabay

O fenômeno da Lua Azul ficou visível para a população de todas as américas na noite do último sábado (21). A Lua Azul é a terceira lua cheia em uma temporada de quatro luas cheias, ao invés de três usuais, de acordo com a revista Sky & Telescope.

O fenômeno já inspirou música, arte e linguagem – como canções de sucesso “When My Blue Moon Turns to Gold Again” e “Blue Moon”, gravadas por vários artistas, incluindo Elvis Presley.

Além da Lua Azul, existem outros fenômenos que poderão ser vistos até ao longo do segundo semestre de 2021. São eles: Luas cheias, chuvas de meteoros e até eclipses do sol e da lua. (Confira as datas abaixo)

Próximas Luas Cheias

Ao longo de 2021, você poderá capturar esses fenômenos do espaço e do céu, dependendo de sua localização.

As luas cheias e seus nomes, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac::

20 de setembro: lua da colheita

20 de outubro: lua do caçador

19 de novembro: lua de castor

18 de dezembro: lua fria

Próximas chuvas de meteoros

Chuvas de meteoros, de acordo com o guia da chuva de meteoros de 2021 da EarthSky:

8 de outubro: Draconídeos

21 de outubro: Orionidas

4 a 5 de novembro: Taurídeos do Sul

11 a 12 de novembro: Taurídeos do Norte

17 de novembro: Leônidas

13 a 14 de dezembro: Geminídeos

22 de dezembro: Ursids

Próximos eclipses do Sol e da Lua

Eclipses solares e lunares, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac::

19 de novembro: Um eclipse parcial da lua, que as pessoas na América do Norte e no Havaí verão entre 1h00 no horário do leste e 7h06 no horário do leste.

4 de dezembro: Um eclipse total visível para as pessoas nas Ilhas Malvinas, no extremo sul da África, na Antártida e no sudeste da Austrália.

Quando os planetas ficarão visíveis

Os observadores do céu terão múltiplas oportunidades de localizar os planetas durante certas manhãs e noites durante o resto de 2021, de acordo com o guia planetário Farmer’s Almanac.

Ver a maioria deles – exceto Netuno – a olho nu é possível, mas binóculos ou um telescópio fornecerão a melhor visão.

Mercúrio aparecerá como uma estrela brilhante no céu da manhã de 18 de outubro a 1 de novembro. Ela brilhará no céu noturno de 31 de agosto a 21 de setembro e de 29 de novembro a 31 de dezembro.

Vênus, nosso vizinho mais próximo no sistema solar, aparecerá no céu ocidental ao anoitecer nas noites até 31 de dezembro. É o segundo objeto mais brilhante em nosso céu, depois da lua.

Marte tem sua aparência avermelhada no céu da manhã entre 24 de novembro e 31 de dezembro, e será visível no céu noturno até 22 de agosto.

Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, é o terceiro objeto mais brilhante em nosso céu. Procure-o nas noites de 20 de agosto a 31 de dezembro – mas ele estará mais claro até 2 de setembro.

Os anéis de Saturno são visíveis apenas através de um telescópio, mas o próprio planeta ainda pode ser visto a olho nu à noite até 31 de dezembro.

Binóculos ou um telescópio o ajudarão a detectar o brilho esverdeado de Urano nas manhãs até 3 de novembro e à noite de 4 de novembro a 31 de dezembro. Ele estará mais claro entre 28 de agosto e 31 de dezembro.

E nosso vizinho mais distante no sistema solar, Netuno, será visível através de um telescópio nas manhãs até 13 de setembro e durante as noites de 14 de setembro a 31 de dezembro. Ele estará com seu brilho máximo até 8 de novembro.