entrevista

Aumento da gasolina: saiba como economizar combustível e abastecer o veículo com segurança

A Rádio Jornal entrevistou o diretor técnico do Instituto Brasileiro de Inspeção Técnica Veicular sobre o aumento da gasolina

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 31/08/2021 às 17:35 | Atualizado em 10/04/2022 às 20:51
Fernando Frazão/ABr
FOTO: Fernando Frazão/ABr

O constante aumento da gasolina, em relação ao preço, têm levado muita gente a buscar opções mais baratas para encher o tanque dos veículos, principalmente quem depende dos automóveis para garantir o sustento.

Apesar da necessidade de economizar, é fundamental fazer isso sem colocar a própria vida e de outros em risco. De acordo com Wagner Barbosa, diretor técnico do Instituto Brasileiro de Inspeção Técnica Veicular (IBRA-ITV), uma inspeção técnica representa segurança.

Confira abaixo a entrevista na íntegra sobre o aumento da gasolina:

> Gasolina a quase R$ 7? Veja cidades onde o combustível está mais caro

''Além de profissionais capacitados, como engenheiros e técnicos, dispomos de equipamentos de última geração, capazes de observar os defeitos, por menores que sejam, e encaminhar os veículos para correção, prevenindo a ocorrência de futuros problemas. Reforçamos que a segurança e proteção à vida está em primeiro lugar'', afirmou.

Como abastecer com segurança?

Procurar uma convertedora registrada pelo INMETRO e realizar a inspeção veicular, que detecta possíveis falhas na instalação, evitando acidentes, extremamente evitáveis numa instalação segura, além de trazer a segurança necessária para a utilização do veículo convertido ao uso do gás natural veicular.

A inspeção veicular atende às exigências legais regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONATRAN), INMETRO e normas técnicas.

> Preços da gasolina e do etanol avançaram no início de agosto e seguem altos; veja a média

''A inspeção inicial e anual é obrigatória e quem não fizer está sujeito a pagamento de multa, retenção do CRLV, além da apreensão do próprio veículo, o que é um grande transtorno para quem vive de renda pelo uso automóvel'', disse Wagner Barbosa em entrevista a Rádio Jornal.

Vale ainda ressaltar que somente a inspeção garante se o cilindro de gás natural veicular atende as recomendações do INMETRO sobre o aumento da gasolina.

Licenciamento do veículo

Um outro ponto alertado pelo diretor técnico do IBRA-ITV é que o Detran-PE só libera o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), se a conversão tiver a sua inspeção anal em dia.

“Em Pernambuco, já é obrigatório o porte do CRLV exercício 2021, e para ter acesso ao documento liberado o veículo convertido para o gás natural veicular precisa ter sido inspecionado neste ano”, concluiu Wagner Barbosa.