Natureza

Por que um vulcão entra em erupção? Quanto tempo dura o fenômeno e pode mesmo causar um tsunami? Veja respostas

Neste domingo (19), vulcão entrou em erupção nas Ilhas Canárias; Não há alerta de tsunami

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 19/09/2021 às 15:14
Antonio Parrinello/ Reuters
FOTO: Antonio Parrinello/ Reuters

Após as imagens impressionantes de um vulcão entrando em erupção nas Ilhas Canárias circularem nas redes sociais neste domingo (19), muita gente se perguntou: Por que um vulcão entra em erupção? Quais as consequências práticas de uma erupção? E se é verdade mesmo que esse fenômeno pode causar um tsunami. Vamos responder essas perguntas nesta reportagem.

Por que um vulcão entra em erupção?

Primeiro é necessário explicar do que consiste um vulcão. Presente no imaginário de muita gente desde os primeiros anos escolares, os vulcões são estruturas formadas a partir do movimento de placas tectônicas que, ao se chocarem, provocam elevações no relevo. No meio dos vulcões, há aberturas no solo por onde são expelidos material magmático, que está acomodado no interior do planeta Terra.

 

De acordo com o Mundo Educação, do UOL, uma erupção pode acontecer quando há choque entre as placas tectônicas. Esse movimento, associado com altas temperaturas, faz com que o material magnético do interior da Terra se ascenda e vá para a fora da crosta terrestre. No caso do Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, que entrou em erupção neste domingo (19), por exemplo, as autoridades já vinham identificando movimentos sísmicos desde o sábado, dia 11. Aproximadamente 400 tremores mais fortes foram registrados nas últimas 72 horas, segundo o UOL.

Quais as consequências de erupção de um vulcão?

A erupção de um vulcão pode causar tragédias humanas e ambientais. A lava, extremamente quente, é capaz de devastar vegetações e faunas, por exemplo.

Além disso, comunidades inteiras podem ser afetadas. Se tocar no corpo de um ser humano, essas lavas podem provocar queimaduras e até a morte. De acordo com historiadores, a erupção do vulcão Vesúvio, no ano de 79, depois de Cristo, pode ter matado até 16 mil pessoas. Mais recentemente, em 2010, erupção no vulcão Merapi, na Indonésia, matou 300. Aproximadamente 280 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

A economia da região também pode ser provocada, caso o comércio e outras atividades precisem ser suspensas por motivos de segurança, a fim de evitar acidentes. Uma erupção pode durar dias, semanas ou até anos.

Erupção do vulcão Cumbre Vieja pode mesmo causar tsunami que atinja o Brasil?

É bem pouco provável que a erupção do Cumbre Vieja provoque um Tsunami que atinja o Brasil, mas a possibilidade existe, de acordo com especialistas do assunto. No entanto, para que isso aconteça, a erupção precisa ser do tipo "explosiva", que é considerada a mais intensa de todas as existentes. Além disso, os especialistas explicam que o fato da costa brasileira estar distante mais de 4 mil quilômetros de distância do vulcão, as ondas que chegariam ao Brasil seriam pequenas e não causariam grandes estragos. No entanto, países da costa africana, como o Marrocos, que está a apenas 100 quilômetros, e as Ilhas Canárias sofreriam grandes impactos.