Aglomeração

Festa de vaquejada é encerrada por descumprir protocolos contra a covid-19 na Zona da Mata de Pernambuco

De acordo com o Procon, na vaquejada pessoas não usavam máscaras e aglomeravam

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 23/09/2021 às 7:21 | Atualizado em 22/02/2022 às 18:46
Divulgação
FOTO: Divulgação

Na noite desta quarta-feira (22), uma festa de vaquejada, que acontecia em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, foi encerrada mais cedo.

Fiscais do Procon, ao chegarem ao local, identificaram pessoas sem máscaras e aglomerações. A fiscalização teve o apoio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Após denúncias, os fiscais chegaram no Parque Roberta Urquiza, local onde acontecia a festa. “Além do campeonato que acontecia no espaço, havia show de forró e transmissão ao vivo pelo Youtube. Muitos estavam desrespeitando as normas do decreto estadual vigente, o que ocasionou a interrupção do evento por parte do Órgão", explicou o Procon por meio de nota.

O evento não se enquadra em evento teste, pois não solicitou autorização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Nota do Procon

Irregularidades

“Os fiscais constataram muitas irregularidades por parte da organização do evento e do público. Boa parte dos presentes no evento não estavam portando máscara ou cumprindo a distância física, nas mesas, foram identificados algumas com o número maior de consumidores do que é permitido (10 pessoas), haviam mesas com 11 e 14 pessoas. No ato da fiscalização também foi possível identificar pessoas dançando entre as mesas e consumindo bebidas em pé”, acrescentou o Procon.

“Há protocolos vigentes e que precisam ser rigorosamente seguidos para que possamos continuar avançando na questão econômica, mas sem comprometer o sistema de saúde e a vida das pessoas“, comenta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico

O Procon, então, autuou e interditou o evento. Os organizadores vão responder administrativamente no Procon e poderão ter de pagar multa que varia entre R$ 1.050 e R$ 9 milhões.

Citação

O evento não se enquadra em evento teste, pois não solicitou autorização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Nota do Procon