Vacinação contra covid-19

Quando crianças com idades entre 3 e 11 anos serão vacinadas contra a covid-19? Secretaria de Saúde responde

Atualmente, apenas crianças maiores de 12 anos podem ser vacinadas contra a covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 07/10/2021 às 11:36 | Atualizado em 11/07/2022 às 9:48
Foto: Edmilson Tanaka
FOTO: Foto: Edmilson Tanaka

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 em Pernambuco e em todo o Brasil, pais e mães de crianças com menos de 12 anos se questionam quando vão poder respirar aliviados e terem os filhos imunizados contra o novo coronavírus. É que, por enquanto, apenas maiores de 12 anos podem ser vacinados.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Saúde de Pernambuco falou sobre o assunto

"As crianças, nesta pandemia, foram poupadas na maioria dos casos das formas graves. Entretanto, se comparados os dados do Brasil e outros países pobres com os números de nações como o Reino Unidos e os Estados Unidos, na população entre 0 e 19 anos, temos 15 vezes mais letalidade no Brasil. Então, a vacinação em pediatria é desejada.

Em um futuro próximo será incorporada. Mas estamos aguardando estudos de fase 3 para saber se a vacina é segura e eficaz em pediatria. Não tenho a menor dúvida de que esse é um publico que precisará ser vacinado, assim que tivermos garantia da segurança", disse o pediatra e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca.

Casos de covid-19 em crianças

Graças à efetividade da vacinação em adultos, a circulação do novo coronavírus tem diminuído em Pernambuco.

Com isso, os números de crianças infectadas também tem diminuído. "Neste ano, no público com idades entre 3 e 11 anos, houve um pico [de contaminação] em maio, quando registrado 2,1 mil casos. Desde então, vem diminuindo.

Em setembro, foram registrados 328 casos. Estamos avançado na vacinação dos adultos e reduzindo a circulação do vírus no estado", explicou o secretário estadual de Saúde. André Longo.