Enem 2021

Tema da redação do Enem 2021 é oficialmente divulgado; veja qual

A dica dos professores é que os alunos escrevam a redação em uma hora, no máximo, já que também precisam responder as 90 questões

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 21/11/2021 às 13:33 | Atualizado em 26/01/2022 às 17:31
Armin Rimoldi/ Pexels
FOTO: Armin Rimoldi/ Pexels

Agora há pouco o Ministério da Educação divulgou oficialmente o tema da redação do ENEM 2021. Hoje acontece o primeiro dia de provas do exame e os alunos devem escrever o texto na tarde deste domingo (21).

A dica dos professores é que os alunos escrevam a redação em uma hora, no máximo, já que também precisam responder as 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Tema da redação do Enem

O tema escolhido desse ano, segundo informação divulgada no Twitter do ministro da Educação, Milton Ribeiro é: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

 

Especialistas, como o professor de redação Thiago Braga, ouvido pelo G1, demonstraram ter gostado do assunto:

“Tema bastante importante para a sociedade brasileira, já que muitas pessoas não conseguem ter nem seu registro civil e, por isso, não conseguem acesso a direitos básicos. Um tema dentro do padrão do Enem, muito bom para os alunos e muito relevante", disse Braga.

Acompanhe aqui o minuto a minuto com todas as informações sobre a aplicação da prova do ENEM no Brasil.

"O registro civil garante o acesso a direitos e às políticas públicas de inclusão. Realmente, o Enem deste ano trata de um assunto basilar para o desenvolvimento da nossa sociedade, já que estamos avançando em diversas pautas sociais, mas ainda temos pessoas que são invisíveis aos olhos do Estado e de grande parte da sociedade”, acrescentou.

A redação precisa ter, no mínimo 7, linhas para ser considerada válida e tem limite de 30 linhas.

Mesmo que as notas nas demais provas sejam excelentes, o aluno não pode, sob pena de não conseguir ingressar em nenhuma faculdade, zerar a redação.

ENEM 2021: Portões fechados no Recife
ENEM 2021: Portões fechados no Recife
Filipe Jordão/JC Imagem