Artesanato

RioMar Recife: Loja de artesanatos produzidos por moradores do Pina e Brasilia Teimosa vende peças a partir de R$10,00

A loja reúne 1500 itens de natal confeccionados por 15 artesãos da comunidade de Brasília Teimosa e Pina

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 22/11/2021 às 12:30 | Atualizado em 24/01/2022 às 18:24
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Piso L2 do RioMar Recife, na Zona Sul da cidade, abriga uma loja de artesanatos que são produzidos exclusivamente por moradores de bairros que ficam na proximidade do local.

O estabelecimento faz parte de uma parceria entre Instituto JCPM, o mall e o Instituto Fecomércio.

A ideia foi reunir 1500 itens de natal com preços a partir de R$10 confeccionados por 15 artesãos da comunidade de Brasília Teimosa e Pina, que participam desse projeto como detalha a coordenadora de desenvolvimento social do grupo JCPM, Fábia Siqueira.

"O artesanato de talentos é um projeto que existe há sete anos e surgiu da identificação que nas comunidades atendidas pelo instituto JCPM existiam muitos talentos, muitos artesãos que já trabalhavam em grupo e individualmente", contou Fábia Siqueira.

Artigos natalinos

A novidade desse ano são os cursos para a produção de adornos natalinos na própria loja com a orientação do Instituto Fercomércio.

Um trabalho que forma profissional e atende o mercado nessa época, usando a criatividade para descobrir talentos, como explica a diretora executiva do Instituto, Wilma Fonseca.

"A cada ano a gente traz novidades e as tendências de cada época para que a gente possa trabalhar na loja e fazer com que eles evoluam junto com as peças", explicou.

Melhoria de vida

A confecção de produtos para decoração natalina foi opção encontrada para aumentar a renda da artesã Rosineide da Silva, 57 anos.

Pelas mãos dela há 3 anos são produzidos enfeites de natal como bolas de serragens, árvores e toalhas reaproveitadas com restos de tecidos. A atividade manual ainda serviu de terapia.

"Foi uma terapia durante a pandemia", comenta a artesã.