educação

Além de um atraso para o Enem: a história da estudante que precisou amamentar o filho e perdeu a prova

Um minuto de atraso no primeiro dia de prova do Enem 2021 mudou a vida da estudante Débora Gomes para sempre

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 28/11/2021 às 6:10 | Atualizado em 05/01/2022 às 17:36
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

O que é possível acontecer dentro um minuto? Esse tempo pode ser considerado muito ou pouco, dependendo da situação.

Para a estudante Débora Gomes, foi o suficiente para ela ter chegado atrasada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde faria as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias do primeiro dia do Enem 2021.

O caso da jovem de 26 anos repercutiu em todo o Brasil e comoveu muita gente, pelo fato de que ela não chegou a tempo porque precisou amamentar o filho, um bebê de apenas cinco meses de vida. Uma realidade para muitas mulheres em todo o país.

A reportagem dos sites da TV Jornal e Rádio Jornal conversou com Débora Gomes, que revelou não ter pensado se vai para o segundo dia de provas do Enem.

Marcado para este domingo (28 de novembro), os candidatos fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Sem conseguir ter feito a prova no primeiro dia do Enem e em dúvida sobre o segundo dia, o que a jovem mãe de uma menina e um menino vai fazer? Certo mesmo, é que foi o segundo Enem dela. No ano passado, afirmou ter atingido a média de 700 na nota.

Abaixo, confira a entrevista feita com Débora sobre o antes, durante e depois de quem vai além de ser apenas 'mais uma atrasada para a prova do Enem'.

O primeiro passo...

Diante da história da mãe de dois filhos ser notícia e ficar conhecida para o grande público, houve uma comoção social, principalmente nas redes sociais. Uma universidade no Recife concedeu uma bolsa integral.

''Gratidão me define. Não podia ser diferente [...] Tenho a certeza no meu coração que fiz a escolha certa. Vou dar sempre o meu melhor'', publicou Débora nas redes sociais. Ela decidiu cursar Ciências Biológicas.

 

...para futuro diferente do presente

Em tom tranquilo e sereno, a moradora do bairro de Joana Bezerra, na Zona Sul do Recife, não quis tirar vantagem da 'fama' e tem como interesse a chance de uma vida melhor.

''Estou muito entusiasmada para investir nos meus estudos, para que eu possa entrar no mercado de trabalho e continuar na luta pela concretização dos meus objetivos'', afirmou a jovem através de vídeos publicados no Instagram.

> Mafalda e Chico Buarque retirados de questões das provas do Enem? Entenda

Desempregada, ela contou que o maior sonho é conquistar realização profissional e uma condição financeira mais confortável para a família. Confira algumas perguntas e repostas, abaixo, com Débora Gomes:

Levando em consideração que precisou amamentar seu filho, como você se sentiu ao não conseguir entrar para fazer a prova no primeiro dia do Enem 2021?

Me senti muito mal, bateu uma angústia, mas respirei fundo. Logo, me veio em mente que tudo tem um propósito. Não era minha hora, pois meus filhos são minhas prioridades.

Não me senti culpada, pois sei da necessidade de uma amamentação com tranquilidade para um melhor desenvolvimento (do bebê).

Qual foi seu planejamento no dia, e aconteceu algum imprevisto? Foi sua primeira vez no Enem?

Acordei cedo, como da outra vez (sobre o Enem), organizei a casa e fiz o almoço, como faço todos os dias e a hora foi se passando.

Meu esposo até ficou preocupado comigo, pois os carros de aplicativo cancelaram diversas vezes.

Você esperava tanta repercussão do caso? Alguém do Enem entrou em contato?

Não esperava tanta repercussão, e também percebi que minhas dores são dores de outras pessoas (dificuldades). Quando falei nas reportagens falei da minha dor.

Ninguém do Enem entrou em contato comigo.

Como você reagiu ao saber da bolsa dada por uma faculdade?

Gostei, claro. Me senti acolhida por eles. Sei da minha capacidade de passar por mérito. Gostaria de ingressar na faculdade de medicina.

Como me encontraram? Não tenho ideia. Acredito que por causa das reportagens.

 

Regras e importância do Enem

Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam, no segundo dia do Enem 2021, às 18h30.

A nota do Enem 2021 é calculada por meio de um modelo matemático chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI). Ou seja, cada questão é considerada como um item, baseado em diferentes graus de dificuldade.

> Enem 2021: O que tem que levar? A caneta deve ser preta? Pode levar lápis? Veja respostas

O Enem é a principal 'porta de entrada' para as universidades.

O exame é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e/ou conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), além de também se poder ser usado como complementando ou substituindo o vestibular.