Descaso

Bairro do Recife reforça segurança mas não investe em infraestrutura

O cenário contribui para usuários de drogas e traficantes circularem sem chamar atenção

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 03/02/2015 às 7:50

-Reprodução/TV Jornal
A poucos dias do carnaval, quem passa pelo Recife Antigo percebe que há muito o que ser feito para torná-lo mais atrativo para os pernambucanos e para os turistas. Além de incentivar projetos culturais, o governo precisa traçar planos para reparar ruas e casarões e investir na recuperação do bairro, com serviços de limpeza e iluminação urbana, por exemplo.

Os problemas são muitos. A maior parte dos prédios públicos e privados estão pichados. Muitos imóveis estão abandonados ou com obras interrompidas. Alguns até correm risco de desabar. Os tapumes utilizados para isolar a área prejudica os pedestres, que são obrigados a andar pelo meio da rua, entre os carros. E os espaços esquecidos, viram moradia para sem tetos.

A situação se agrava quando escurece e muitas ruas ficam com pouca iluminação. O cenário contribui para usuários de drogas e traficantes circularem sem chamar atenção. Apesar do reforço no policiamento, muitas pessoas que trabalham ou passam diariamente pelo bairro reclamam da insegurança. A sensação que fica é a de que é preciso arrumar a casa para depois pensar em receber visita.

Sobre a má conservação do bairro, a Prefeitura do Recife informou que a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) está reforçando a iluminação pública da área, com instalação de 30 quilômetros de gambiarras. A empresa informa, ainda, que cerca de dez mil metros quadrados de tapumes serão utilizados para proteger áreas públicas. Com relação às pichações nas paredes a Emlurb explica que haverá também um reforço de fiscalização para o carnaval, mas que o trabalho de fiscalização no bairro é permanente.