Invasão

Professores denunciam falta de segurança em escolas municipais de Jaboatão

No último fim de semana, duas unidades foram arrombadas, e de uma delas levaram quase tudo

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 25/02/2015 às 9:40

-Reprodução/TV Jornal
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, denuncia a falta de segurança nas 150 escolas da rede pública do município. Só no último fim de semana duas escolas foram arrombadas. De uma delas foram levados todos os ventiladores das salas de aula.

Sem muro e com o mato crescido por toda parte, a Escola Aníbal Varejão, na comunidade Moenda de Bronze, bairro de Vila Rica, vira alvo fácil dos vândalos e ladrões. O local foi invadido na semana passada e os bandidos chegaram a quebrar a fechadura da sala da direção, mas não entraram por que o alarme disparou.

Em dezembro, a mesma escola foi invadida por bandidos, que arrombaram a cozinha e levaram microondas, sanduicheira, utensílios e parte da merenda escolar. De acordo com professores e funcionários, todos trabalham sob tensão e medo.

No Centro Comercial de Prazeres, o alvo dos marginais foi a Escola Marechal Costa e Silva. No último fim de semana (21), os ladrões escalaram o muro alto no fundo da unidade de ensino por onde os grampos de segurança já tinham sido arrancados. A sala seis, que tem entrada pelo pátio, foi o primeiro local arrombado.

-Reprodução/TV Jornal
O cadeado não foi quebrado, mas os ladrões entortaram a grade para ter acesso e levaram o ventilador. Depois, os bandidos destelharam uma das salas e chegaram à área interna da unidade. Ao todo, 12 ventiladores foram levados na investida. No ano passado a escola foi invadida outras três vezes.

Dessa vez, a Secretaria de de Educação providenciou a reposição dos ventiladores e garantiu a presença de Guardas Municipais para fazer a vigilância 24hs por dia. Providências que o Sindicato dos trabalhadores em educação de Jaboatão consideram paliativas, diante da insegurança que envolve as escolas do município.

Através de nota, a Prefeitura de Jaboatão informou que na Escola Aníbal Varejão, que fica em Vila Rica, haverá capinação do mato até a próxima sexta-feira. Ainda, segundo a prefeitura, será construído um muro no local. Em relação à segurança, a instituição de ensino já dispõe do sistema eletrônico que funciona em outras 131 escolas do Jaboatão dos Guararapes.