Consciência

Pessoas com autismo ainda sofrem com preconceito e falta de informação

Segundo a OMS, existem 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, 2 milhões só no Brasil

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 02/04/2015 às 11:21

-Reprodução/TV Jornal
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quinta-feira (2), reacende o debate sobre o transtorno e serve como oportunidade para esclarecer a população e eliminar o preconceito. O autismo não tem cura, mas se diagnosticado cedo pode ser trabalhado de modo a melhorar muito a qualidade de vida do paciente.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, 2 milhões só no Brasil. O transtorno afeta o desenvolvimento psicológico e causa prejuízo na vida social, afetiva e comunicativa. Segundo o psicólogo Miguel Gomes, do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL), que há 35 anos trabalha com esse público, os sintomas do transtorno são diversos e dependem do grau do problema.

Na última quarta-feira (1), foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto de lei que reconhece a necessidade de as pessoas com autismo receberem tratamento individualizado, oferecido por profissionais de saúde em unidade especializada, além de acesso gratuito a medicamentos. A proposta também obriga as escolas públicas e privadas a incluírem no ensino regular os alunos com autismo.