Igreja

Vaticano autoriza processo de canonização de Dom Hélder Câmara

O documento concedeu ainda ao chamado Dom da Paz o título de servo de Deus

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 09/04/2015 às 14:24

-Reprodução/TV Jornal

O Vaticano autorizou a abertura do processo de beatificação e, em seguida, canonização de Dom Hélder Câmara, falecido em 1999. O documento concedeu ainda ao chamado Dom da Paz o título de servo de Deus. O anúncio foi feito pela Arquidiocese de Olinda e Recife, que a partir de agora deve dar continuidade ao processo.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o responsável por organizar as informações referentes à canonização e beatificação. Uma comissão histórica deverá produzir uma biografia detalhada de Dom Hélder. Também será necessário relatar um milagre comprovado realizado pelo arcebispo. Outra comissão formada por teólogos terá a função de analisar os textos não publicados de Dom Hélder. Em seguida, os documentos serão encaminhados ao Vaticano.

Biografia - Hélder Pessoa Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, no Ceará. Tornou-se padre aos 22 anos e teve uma trajetória marcada pela militância política, voltada para a defesa dos direitos humanos e da não violência. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, em 1964, designado arcebispo de Recife e Olinda. Dom Hélder foi o único brasileiro a ser indicado quatro vezes ao Nobel da Paz. O religioso faleceu em 27 de agosto de 1999.