Debate

Cidade Viva discute segurança pública e os rumos do Pacto Pela Vida

Somente este ano, PE já registrou 1.304 homicídios, 182 a mais que o mesmo período de 2014

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 21/05/2015 às 7:54

-Reprodução/TV Jornal
A violência em Pernambuco foi o tema do Cidade Viva, transmitido ao vivo pelo portal NE10, nesta quarta-feira (20). Apresentado pela jornalista Inês Calado, o programa teve como convidados o Secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho e a especialista em segurança pública e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Ronidalva Melo. Entre vários assuntos, eles conversaram sobre o aumento da violência e o sentimento de vulnerabilidade que a população vem sentindo em todo o estado. De janeiro até agora, foi registrado um crescimento de 20% no número de roubos em Pernambuco.

A piora nos índices do Pacto Pela Vida também foi discutida. O plano criado há oito anos, e que tem foco principal a redução de homicídios, passa por dificuldades desde o ano de 2014, quando a taxa de assassinatos cresceu 9,5% em relação a 2013. Nos quatro primeiros meses de 2015, Pernambuco já registrou 1.304 crimes desse tipo, 182 a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante a entrevista, o Secretário Alessandro Carvalho avaliou a contratação de uma consultoria para analisar as ações do Pacto Pela Vida. O debate também contou com a participação dos jornalistas Gilvan Oliveira e Felipe Vieira, do Jornal do Commercio, e Wagner Gomes, da Rádio Jornal. O público pôde enviar perguntas e sugestões pela internet.

Um compacto do programa Cidade Viva será apresentado no próximo sábado (23), às 9h30, na TV Jornal.