Passeata

Prefeitos de municípios pernambucanos protestam contra corte de verbas federais

Eles se reuniram na Alepe e seguiram em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 10/11/2015 às 11:20

-Reprodução/TV Jornal
Prefeitos e servidores de 110 municípios do Estado se reuniram na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em movimento organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O objetivo era discutir o corte de verbas federais e estaduais. Segundo eles, as prefeituras passaram a atrasar salários e obras, além de demitir funcionários, por falta de dinheiro.

Em levantamento feito pela AMUPE, as cidades pernambucanas deixaram de receber cerca de R$ 6 bilhões do Fundo de Participação Municipal. Eles alegam que estão com poucos recursos para manter os serviços básicos a população. Após o ato público na Alepe, eles saíram em caminhada pelo Rua da Aurora em direção à sede do governo estadual. O trânsito chegou a ficar parado durante a passeata.

Os prefeitos entraram no Palácio do Campo das Princesas e cobraram uma posicionamento do governador Paulo Câmara. Após a reunião, foi comunicado a liberação de R$ 30 milhões correspondentes aos anos de 2013 e 2014 do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal.