Ônibus e metrô

Pesquisa: insegurança é o maior problema do transporte público em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/03/2017 às 10:00

-Reprodução/TV Jornal

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau identificou o percentual de passageiros que estão insatisfeitos com o serviço de transporte coletivo em Pernambuco. Os dados foram colhidos com 624 usuários, nos principais terminais integrados do Grande Recife.

O levantamento mostra que 40,3% dos passageiros consideram o sistema péssimo, 30,7% regular, 25,1% ruim e apenas 4% aprovaram o sistema. Já em relação à segurança durante a viagem, 79,8% dos entrevistados afirmaram que não se sentem seguros, quase metade já foi assaltada e a outra metade disse ter muito medo.

Entre os usuários entrevistados que já vivenciaram algum tipo de violência em transporte público, 32,6% foram assaltados dentro do ônibus, 91,6% já foram vítimas nos terminais, 72% na paradas e 45% presenciaram um assalto durante o percurso.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários do Estado, de janeiro ao dia 15 de março foram registrados 845 assaltos no Grande Recife. Já a Secretaria de Defesa Social (SDS), que divulgou os números que correspondentes apenas entre o mês de janeiro e fevereiro, foram 374 investidas. “Essa diferença no número é porque o governo só considera assalto quando o dinheiro da renda do coletivo é levado”, contou o diretor do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Genildo Pereira.