Luto

Morre padre Edwaldo, pároco de Casa Forte

TV Jornal /  Com informações do JC Online
TV Jornal / Com informações do JC Online
Publicado em 20/07/2017 às 9:00

-Reprodução/TV Jornal

O padre Edwaldo Gomes, de 85 anos, pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, faleceu na noite desta quarta-feira (19). O religioso, conhecido por ser o idealizador da Festa da Vitória Régia, estava internado desde o dia 22 de junho no Hospital Memorial São José. De acordo com boletim médico divulgado pela unidade de saúde, ele foi vítima de "falência de múltiplos órgãos".

O corpo de padre Edwaldo Gomes está sendo velado na Paróquia Matriz de Casa Forte, onde dirigiu por mais de 40 anos. Desde as primeiras horas desta quinta-feira (20), amigos e admiradores participam de missas em homenagem ao Pároco. No início da tarde, o corpo seguirá em cortejo até o Cemitério de Santo Amaro. Com a morte de padre Edwaldo, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decretou luto oficial de 3 dias.

História

José Edwaldo Gomes nasceu no dia 08 de setembro de 1931, no município de Barra de Guabiraba, no Agreste de Pernambuco. Filho de José Caetano Gomes e Amara da Silva Gomes, passou a infância em Bonito, também no Agreste.

Desde criança, Edwaldo teve profunda ligação com a Igreja Católica, seja com a educação religiosa recebida em casa e também com o vigário da cidade, o Padre Chicó.

Ingressou no seminário de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, aos 13 anos, concluindo sua formação em 1956. Ao ser ordenado padre, assumiu a Igreja Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife, celebrando a sua primeira missa solene no dia 8 de dezembro, na Matriz de Bonito.

Foi em 1970 que padre Edwaldo assumiu a paróquia de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, aonde ficou até o fim da vida. Foi lá que ele ficou muito conhecido da comunidade e desenvolveu diversos trabalhos.

Um dos mais famosos é a Festa da Vitória Régia, um dos eventos mais tradicionais do calendário turístico e cultural da cidade do Recife. Anualmente promovida pela Paróquia de Casa Forte, tem como objetivo principal a arrecadação de fundos para a manutenção da Creche Beneficente Menino Jesus e para a Casa da Criança Marcelo Asfora.

Entre seus grandes amigos ao longo da vida, estão Dom Lamartine Holanda e Dom Hélder Câmara. O lema de sua ordenação foi: “eu, de muita boa vontade, consumirei o que é meu e a mim mesmo pelas vossas almas”.