Educação Emprego e Futuro

Especial: escola integral é alternativa para melhora da educação em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/08/2017 às 12:00

-Reprodução/TV Jornal

O Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora, no Centro do Recife, foi a primeira instituição do país a implantar o ensino integral nas escolas no ano de 2004. A mudança surgiu depois de uma parceria entre o governo e empresários no fim dos anos 90. Neste modelo, os estudantes passam o dia na escola compartilhando ideias e dando mais tempo para o aprendizado.

"É uma forma da gente absorver mais conhecimento em apenas um dia. No ensino regular a gente tem um menor tempo. Ou seja, a gente não tem muitas aulas e não tem como estudar de forma intensiva alguns assuntos", contou o aluno, Luiz Felipe Salustiano. Em Pernambuco, existem 332 escolas com ensino integral, em um grupo de 1.049 colégios comuns em todo o Estado. Apesar do número, alguns especialistas afirmam, que Pernambuco ainda não atingiu um nível considerável de qualidade, como o oferecido pela Coreia do Sul.

"Lá eles montaram um sistema industrial de educação e colocaram todos os jovens sul-coreanos, desde quando nascem até quando se formam, dentro de um dos sistemas mais preciso do mundo. O tempo todo e em todo canto acontece a mesma coisa para todo mundo independente de quem você for", explicou o presidente do conselho do Porto Digital, Sílvio Meira. Ainda de acordo com ele, o investimento sul-coreano fez com que a população passasse por uma grande transformação, que trouxe vários reflexos positivos para a economia dos anos 60 até os anos 2000.

Faz a diferença

Segundo o diretor de inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, o investimento em educação é capaz de driblar outros problemas sociais. "Essa criança que teve esse investimento e uma educação de qualidade já na primeira infância, têm por exemplo, 44% de chances a mais de concluir o ensino médio, em relação a uma criança que não teve essa educação integral. E cerca de 35% menores chances de problemas prisionais. Hoje por exemplo, o custo de um jovem em processo prisional equivale a quatro ou cinco vezes um aluno estudando e em tempo integral", afirmou.

-Reprodução/TV Jornal

“P” de educação

"Educação se faz com quatro 'Ps': P de professor, P de pedagogia, P de pais e P de parcerias. É um dever do Estado, mas a responsabilidade é de todos os cidadãos”, pontuou o presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação Marcos Magalhães.

A terceira reportagem do especial “Educação, Emprego e Futuro” será exibida nesta quarta-feira (16), no Notícias da Manhã Pernambuco, às 7h30 e no TV Jornal Meio-Dia, às 11h40.