Saúde

Anvisa suspende comercialização de lotes de medicamentos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 30/08/2017 às 16:32

-Reprodução/TV Jornal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu lotes de medicamentos que têm como princípio ativo Paracetamol, Amoxilina e Sulfametoxazol + Trimetoprima, após a identificação de problema de qualidade e no processo de fabricação. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União. A medida vale somente para os produtos e laboratórios citados na resolução da Agência. A ação é preventiva e tem como objetivo evitar prejuízos ao consumidor.

Confira os medicamentos com suspensão publicada hoje:

Paracetamol solução oral, 200mg/mL – lote 0130/16 (validade 03/2018) – Fabricante Hipolabor Farmacêutica Ltda

O medicamento foi suspenso ,depois que o Laboratório Central de Saúde do Governo de Santa Catarina identificou um material sólido na solução que deveria ser totalmente líquida. O caso foi classificado como de baixo risco e a ação é preventiva. Se você tem este medicamento em casa não utilize.

Amoxil BD (amoxicilina tri-idratada) 200 MG/5 ML Pó e 400 MG/5 ML Pó – Fabricante Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S/A – Vendido pela Glaxosmithkline Brasil Ltda

O fabricante mudou a forma de fabricação do princípio ativo do medicamento. Quando isso acontece, é necessário que a Anvisa faça uma autorização prévia para garantir que a mudança não altere o funcionamento do medicamento no organismo e o tratamento dos pacientes.

Sulfametoxazol + Trimetoprima 800 + 160 mg - Fabricante Prati Donaduzzi & Cia Ltda

A suspensão vale para o lote 15L20A do medicamento fabricado pela Prati Donaduzzi & Cia Ltda. Uma análise do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, identificou problemas no ensaio de aspecto do produto, que é uma análise visual para identificar se forma, cor, textura e aspecto geral do produto estão de acordo com o padrão do medicamento. Todos os demais lotes dessa empresa e de outros fabricantes estão liberados e podem continuar a ser utilizados.