Licença

Veja quais os direitos especiais das gestantes em estacionamentos

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 23/11/2017 às 11:15 | Atualizado em 03/11/2022 às 19:39
-Reprodução/TV Jornal

Gestantes que têm problemas na gravidez têm direito a estacionar na vaga de pessoas com deficiência nos locais públicos. No Recife, a licença pode ser obtida na Prefeitura da Cidade. Atualmente, só alguns estabelecimentos reservam vagas para gestantes, mas a medida é uma cortesia.

Quem tem direito a ocupar vagas especiais nos estacionamentos e ainda não tirou a credencial para ter acesso ao serviço pode agendar o atendimento para a emissão da declaração pela internet. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura do Recife, no qual o serviço já se encontra disponível.

Para ter acesso à credencial é preciso apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. No caso das gestantes é necessário mostrar um atestado médico informando em qual semana de gestação se encontra e de um laudo médico para que o caso avaliado.

A credencial precisa ser renovada a cada dois anos e pode ser utilizada em todo o território nacional. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todos os estabelecimentos públicos ou privados devem destinar pelo menos 2% das vagas de estacionamento para gestantes.