Economia

Fórum discute estratégias de inovação e logística em Pernambuco

TV Jornal / Com informações do JC Online
TV Jornal / Com informações do JC Online
Publicado em 29/01/2018 às 10:40

Alexandre Gondim/JC Imagem-Reprodução/TV Jornal

O Porto de Suape e o Porto Digital, dois ativos estratégicos para Pernambuco, estão juntos em uma iniciativa para criar desenvolvimento econômico de longo prazo. No dia 12 de março, acontece o Cone - Condomínio de Negócios realiza o fórum Logística & Inovação: uma estratégia para Pernambuco.

O evento vai acontecer das 9h às 13h, no Teatro RioMar, discutindo como conectar o tradicional setor de logística às novas tecnologias. A proposta é evidenciar a vocação natural de Pernambuco como entreposto logístico no Nordeste e desafiar as empresas de tecnologia a apresentar soluções para os problemas do setor.

No próximo mês será lançado o site do evento, onde que será possível realizar as inscrições. Os convidados serão dois dos principais nomes mundiais da logística: Yossi Sheffi e Jorge L. Quijano. Yossi é diretor do Centro de Transportes e Logística do Massachusetts Institute Of Technology (MIT), uma das principais instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos. Autor do livro "Clusters Logísticos", o especialista vai apresentar como se formam esses aglomerados, o crescimento, os impactos econômicos e como Pernambuco pode adaptar o modelo para a realidade local.

Plano

Idealizador do fórum, o presidente do Cone - Condomínio de Negócios, Marcos Roberto Dubeux, lembra que há 60 anos o Padre Lebret elaborou um plano estratégico para o Estado, que é atual ainda hoje. “Que plano vamos estruturar no Estado que será atual daqui a mais 60 anos?”, provoca.

O presidente da AD Diper, Leonardo Cerquinho, sugere uma resposta, apontando os setores de logística, TI, energias renováveis e indústria extrativa mineral como setores fundamentais. Na última sexta-feira, empresários e representantes do governo se encontraram em reunião do Comitê de Logística da Amcham para conhecer o evento e discutir a Carta dos Portos, documento que vai reunir sugestões e diretrizes para destravar gargalos e firmar parcerias nos setores específicos.