Dia Mundial da Água

População do Grande Recife sofre com falta de água nas torneiras

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/03/2018 às 10:30

-Reprodução/TV Jornal

Nesta quinta-feira (22) é o Dia Mundial da Água. No entanto, para muitos pernambucanos, a data é marcada pela dificuldade em ter água nas torneiras. No Recife, por exemplo, apesar da quantidade de água que forma a beleza dos rios e mangues, a população sofre um sério problema de abastecimento, principalmente nas áreas de morro.

Os moradores do bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte, conhecem bem esse sofrimento. Na Rua Eduardo Menezes, desde o mês outubro do ano passado, a água só chegou três vezes às torneiras.

-Reprodução/TV Jornal

A falta de água não se restringe apenas ao Recife. No bairro de Rio Doce, em Olinda, Maria do Socorro, que mora na Rua das Flores, não tem água em casa há um mês. A situação dela é delicada, porque a aposentada cuida do marido, Otávio, que sofreu dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) nos últimos três anos. A mulher agora, além de cuidar do esposo, tem que pegar água com vizinhos e encher tonéis. O problema no abastecimento teria surgido depois de uma obra da Compesa na rua.

Resposta

Sobre os problemas de falta de água, Compesa informou que, nas áreas planas do Recife, não há racionamento ou rodízio. A dificuldade de abastecimento seria apenas na área dos morros, por causa da tubulação antiga. Já em Olinda, Abreu e Lima, Paulista e Igarassu, o rodízio é de um dia com água e cinco sem água, por causa da seca.

Ainda segundo a companhia, a barragem de Botafogo, que abastece metade da Região Metropolitana do Recife, está apenas com 21,27% da capacidade de água, e por isso não há previsão para o fim do racionamento. Sobre os problemas nos canos antigos, o órgão informou que existem projetos para ampliar o abastecimento, mas não deu prazos para que eles sejam colocados em prática.

sobre a denúncia de Maria do Socorro, a Compesa informou, por meio de nota, que não há queixa de falta de água na Rua das Flores, na Segunda Etapa de Rio Doce, em Olinda. Com relação à causa do problema de falta de água na Rua Eduardo Menezes, 207, no Vasco da Gama, o motivo seria uma obstrução na rede de abastecimento. A Compesa informou que o conserto foi realizado, mas que vai enviar uma equipe à comunidade até a próxima sexta-feira(30) para verificar o problema.