Pernambuco pela Educação

Precariedade na estrutura de escolas afeta alunos no Agreste

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/04/2018 às 11:40

-Reprodução/TV Jornal

A educação em Pernambuco é cheia de exemplos contraditórios. Enquanto no município de Jucati, no Agreste do Estado, 95% dos alunos são fluentes em leitura, Iati tem um dos piores níveis de educação básica do Estado. São 85% dos jovens com dificuldade de leitura, e a falta de infraestrutura é um dos principais empecilhos.

A construção da Creche Eulália Monteiro, por exemplo, foi iniciada em 2009, mas os portões do lugar ainda não foram abertos para atender as crianças da comunidade. Lá dentro, móveis estão se degradando e do lado de fora, os adultos precisam andar bastante para que os filhos e netos possam estudar. "Uma humilhação muito grande", resume a avó de uma das crianças, dona Maria Quitéria da Conceição.

No povoado de Tancredo Neves, professores precisaram improvisar uma ligação clandestina na energia elétrica para que os alunos da Escola Lourenço Pereira de Albuquerque possam ter aula. "A gente não pode ligar ventilador. Se quiser passar uma aula com vídeo, também não tem como. Tem horas que eu fico aperreada com o calor", reclama a professora Edvânia Cordeiro.

Pernambuco pela Educação

Em mais uma reportagem da série Pernambuco pela Educação, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação procurou a Secretaria de Educação de Iati e recebeu como resposta que a culpa pela ineficiência na finalização dessas obras de prédios é das gestões anteriores da cidade.

Seminário

Para discutir a situação da educação básica no Agreste Meridional do Estado, o ministro da Educação, Mendonça Filho, participou de um seminário em Garanhuns, na manhã dessa segunda-feira (2). Representantes do Governo de Pernambuco e de municípios da região também participaram do evento. Confira no vídeo abaixo.