Fogo Cruzado

Aplicativo mapeia violência com armas de fogo no Grande Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/04/2018 às 10:35

-Reprodução/TV Jornal

Com o aumento desenfreado da violência em todo País, principalmente no Rio de Janeiro, onde a troca de tiros entre criminosos e policiais é crescente, foi criado o aplicativo Fogo Cruzado, com o objetivo de prevenir a violência. O app permite que qualquer cidadão informe quando ouvir ou presenciar disparos de arma de fogo.

Pernambuco é o segundo estado no Brasil a ter o aplicativo, que mapeia toda Região Metropolitana do Recife. O projeto é coordenado pelo pesquisador do Núcleo de Estudos de Segurança Pública da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Luiz Ratton. ''O aplicativo pode levar mais clareza à população", afirmou Ratton'.

Para poder ter acesso à ferramenta é só baixar o aplicativo, Fogo Cruzado, disponível gratuitamente para o sistema Android e IOS, preencher com o nome do usuário, idade e definir uma senha. Ao acionar o aplicativo, o usuário terá acesso ao mapeamento com local exato dos tiros, número de feridos e mortos. Essas informações são transformadas em notificações sobre os mapas da Região Metropolitana do Recife.

Dados da Violência

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, Pernambuco já registrou 867 homicídios. De acordo com a polícia, a maioria foi por disparos de arma de fogo.