Saúde

Especialista alerta para perigo de uso de antibióticos sem orientação

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/04/2018 às 10:05

-Foto: ABr

O uso de remédios sem prescrição médica pode causar diversos problemas para a saúde de quem adota esta prática. De acordo com especialistas, o risco pode ser ainda maior se o medicamento for antibiótico. Pesquisas mundiais apontam que o consumo desse tipo de droga aumentou 60%, o que acende o alerta para a possibilidade de reações alérgicas e a criação de resistência ao potencial dos medicamentos, em pessoas que não têm acompanhamento médico.

A comercialização de antibióticos é restrita devido aos riscos que esses medicamentos podem trazer, se forem mal administrados. Um dos principais problemas é que as bactérias que deveriam ser atingidas por estas substâncias podem ficar ainda mais resistentes e fazer com que os medicamentos percam o efeito. Segundo a médica geriatra Raquel Santana, algumas pessoas precisam ser internadas para receber o medicamento diretamente na veia, porque o uso oral já não faz mais efeito.

Atenção até com prescrição médica

Mesmo com orientação médica, antibióticos podem causar problemas. A estudante Nathália Monteiro, por exemplo, descobriu que tem alergia a algumas substâncias, quando fazia um tratamento contra amigdalite. Nesse caso, os especialistas afirmam que o paciente deve interromper o consumo da droga e voltar ao médico, que vai receitar um novo medicamento.