Recuperação

Vítima de ataque de tubarão recebe alta e ganha cadeira de rodas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/05/2018 às 10:44

-Juliana Oliveira/Rádio Jornal

O homem que foi vítima de um ataque de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, recebeu alta do Hospital da Restauração, no Recife. O ataque a Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, aconteceu no dia 15 de abril, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

Devido ao acidente, perdeu a perna direita e parte do braço direito. Seu dedo da mão esquerda também corre risco de ser amputado. No entanto, a recuperação foi admirada pelos profissionais da saúde que o atenderam durante o período. “Eu vejo isso como um milagre”, explica Pablo.

Nesta segunda-feira (21), Pablo recebeu uma cadeira de rodas doada pelos ouvintes e amigos da Rádio Jornal, por meio do projeto de fornecimento de cadeiras de rodas solidário criado pelo comunicador Geraldo Freire. “Estamos passando por um sufoco”, explica Pablo, que também faz um apelo para receber outras doações para comprar medicamentos.

Recuperação

De acordo com Pablo, a recuperação foi difícil, pois ele sofria com constantes dores nos membros e pelo corpo. “Os médicos me falaram que do jeito que estava, eu não iria sobreviver, pois havia perdido muito sangue”, conta. O cirurgião vascular Adercio Pereira explica que o caso de Pablo foi o mais grave a ser atendido pelo profissional. “No bloco cirúrgico do hospital, tinham três equipes de cirurgia vascular e ortopédica, isso foi fundamental para controlar os danos. No dia seguinte ao trauma, ele já se encontrava melhor, o que nos surpreendeu muito”, afirma.

O Ataque

Pablo lembra bem de como tudo aconteceu. Ele explica que estava jogando bola com os amigos na orla, quando resolveram todos se refrescar no mar de piedade. “O tubarão passou pelas minhas pernas. Eu até imaginei que fosse um amigo meu brincando, mas foi quando senti a dor”, relembra. O tubarão que provocou o ataque do turista foi da espécie tigre.

Outros casos

Além do caso de Pablo, outros 63 foram registrados em Pernambuco na praia de piedade. O local com maior incidência foi na altura da igreja de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O segundo lugar com maior incidência é o Acaiaca, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. No local, são contabilizados sete ataques.

Futuro

“Eu agora vou ficar com minha família novamente”, explica Pablo, que pretende retornar em breve para o Rio Grande do Norte, onde nasceu. Além de planejar receber os cuidados da família, Pablo nutre um sonho: virar atleta paralímpico e disputar as próximas olimpíadas. “Pretendo ganhar muitas medalhas para o Brasil, mas para isso preciso de oportunidades e ajudas”, afirma.