São João

Confira dicas para se prevenir de queimaduras ao acender fogueiras

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/06/2018 às 9:30

-Reprodução/TV Jornal

Muitas fogueiras iluminaram ruas de diversos bairros do Recife, na noite dessa terça-feira (12), véspera de Santo Antônio. Tudo em comemoração ao dia do santo casamenteiro, celebrado nesta quarta-feira (13). Segundo a tradição, no dia anterior a festa, deve-se acender fogueiras para celebrar o início das festas juninas.

Na hora de prestar essa homenagem ao santo, todo cuidado é pouco. O manuseio errado de fogueiras e até mesmo de fogos de artifícios pode causar ferimentos graves. Para acender o fogo, é necessário que a pessoa tome algumas precauções.

De acordo com o chefe da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto, as fogueiras não devem ter mais de um metro de altura, para evitar que a brasa se disperse, nem podem ser acesas no período chuvoso, quando a madeira está molhada.

Também não se pode jogar combustível direto nas brasas. Para apagar a fogueira, também é preciso atenção. É recomendável se fazer isso à noite, e deve-se pegar uma lata de água e jogar por cima da fogueira.

Confira algumas dicas para previnir acidentes com fogos e fogueiras:

1. Ao brincar com fogos, as crianças devem estar sempre supervisionadas por adultos;

2. Não há fogos “inocentes”. Todos são prejudiciais à integridade física. Até o traque de massa, aparentemente inofensivo, pode causar acidentes, já que é difícil a criança manusear apenas um. Com o somatório da carga de pólvora, os fogos se tornam tão perigosos quanto bombas ou rojões;

3. Ao comprar os fogos, é preciso observar a data de validade, assim como as condições de armazenamento, e não utilizar produtos de fabricação caseira;

4. Na hora de soltar os fogos, eles devem ser segurados com as mãos e disparados ao ar livre, longe de árvores e da rede elétrica;

5. Não se deve acender os fogos que falharem, nem apontá-los na direção de outras pessoas;

6. No dia seguinte à festa é importante remover as cinzas das fogueiras para evitar queimaduras;

7. Se, mesmo com todos os cuidados, ocorrer queimadura, deve-se lavar o local com água corrente. Nunca usar gelo, pois queima tanto quanto o calor. Tampouco sabão, manteiga, pomada ou qualquer outro produto. O melhor a fazer é procurar orientação médica imediatamente.