Doença

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de meningite em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/07/2018 às 7:23

-Reprodução/TV Jornal

A Secretaria da Saúde de Pernambuco registrou, apenas no primeiro semestre de 2018, 21 casos de meningite do tipo meningocócica, no Estado. Desses, 14 foram confirmados e três pessoas acabaram morrendo por causa da doença, um aumento de cerca de 40% no número de pessoas infectadas, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com os dados levantados, dos 14 casos confirmados, 11 ocorreram na Região Metropolitana do Recife. O crescimento dos casos vem sendo monitorado pela secretaria, e ainda não pode ser considerado um surto.

O que é a meningite?

A meningite meningocócica é considerada pelos médicos a forma mais grave da doença. Entre as causas principais está uma infecção aguda na membrana que envolve o sistema nervoso central, podendo levar à morte.

Precaução

De acordo com a infectologista Vera Magalhães, o aumento de casos apresenta uma preocupação. “É sempre preocupante, porque é uma doença potencialmente fatal", explica. Entre os sintomas mais comuns estão: febre, dor de cabeça, náusea, vômito, desorientação e lesões pelo corpo.