Amor tamanho família

Dia dos Avós: conheça história de aposentada com 14 netos e 9 bisnetos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/07/2018 às 8:44

-Reprodução/TV Jornal

Para muitos, o privilégio de ser avô ou avó é considerado como um cargo duplo, a responsabilidade de ser mãe e pai duas vezes. No caso da aposentada Maria Fernandes, de 87 anos, cabe a ela unir toda a família em casa nas datas comemorativas, dando mimos aos seus 14 netos e 9 bisnetos.

“Avó é como segunda mãe. Eu mesma perdi a minha, há dois anos, e ela meio que ficou no lugar. Quando eu venho aqui, preciso vê-la para ficar bem”, explica a designer Thaysy Fernanda. Dona Maria mora em Caruaru, cidade do Agreste do Estado, e afirma que receber os parentes é um sentimento único de felicidade. “Eles são as minhas alegrias. Quando chegam é tudo festa para mim”, afirma.

Dia dos Avós

Celebrado nesta quinta-feira (26), o Dia dos Avós ganhou destaque em 1879, quando o Papa Leão XIII estendeu a festa para toda a igreja. A data de comemoração, no entanto, mudou muito ao longo dos anos, e apenas quando o Papa Paulo VI assumiu, foi definida a data no dia 26 de julho.

O dia é dedicado a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Segundo a história contada, Ana não tinha filhos e sempre rezava pedindo a graça de uma criança, até que, já em idade avançada, foi-lhe concedida uma gravidez. Ela é considerada a padroeira das mulheres grávidas e que desejam filhos.