Imunização

Estoque de vacina contra meningite em estado crítico em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/08/2018 às 7:30

-Reprodução/TV Jornal

O Ministério da Saúde alerta para o estoque crítico de vacinas contra meningite do tipo C em todo o país. São repassadas para Pernambuco cerca de 47 mil doses da vacina por mês, e nos últimos dois meses foram enviadas 27 mil doses, menos que a metade.

O Ministério ainda afirma que poucas pessoas estão procurando a vacina, que existe há nos postos de saúde. “Não há a falta ainda. Nos últimos dois meses tivemos a diminuição, mas como nós tínhamos estoques e também não atingimos a meta estabelecida, de vacinar 95% das crianças, ainda têm vacinas nos postos de saúde”, explica a coordenadora do Programa de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

Segundo ela, a diminuição ainda não afetou a população, mas é importante o alerta. Ela orienta que pais com crianças entre 3 e 5 anos levam os filhos para serem imunizados. A vacina é feita em duas doses, aos 3 meses e 5 meses, e um reforço, aos 12 meses.

Veja as orientações

Dados

Ainda no início do mês de julho, a Secretaria da Saúde de Pernambuco emitiu um alerta para o registro de casos de meningite no Estado. Apenas no primeiro semestre de 2018, 21 casos da doença do tipo meningocócica foram registrados. Desses, 14 foram confirmados e três pessoas acabaram morrendo em decorrência.

O registro apresenta um aumento de cerca de 40% em compararção ao número de pessoas infectados no mesmo período do ano passado. Dos casos confirmados, 11 ocorreram na Região Metropolitana do Recife.

O que é a meningite?

A meningite meningocócica é considerada pelos médicos a forma mais grave da doença. Entre as causas principais está uma infecção aguda na membrana que envolve o sistema nervoso central, podendo levar à morte.

De acordo com a infectologista Vera Magalhães, o aumento de casos gera uma preocupação. “É sempre preocupante, porque é uma doença potencialmente fatal", explica. Entre os sintomas mais comuns estão: febre, dor de cabeça, náusea, vômito, desorientação e lesões pelo corpo.