Mulher

Novo documento incentiva e agiliza investigações de feminicídios em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/08/2018 às 0:35

-Reprodução/TV Jornal

Pernambuco conta, a partir desta semana, com um novo protocolo para tratar de crimes de feminicídio. O documento, que estabelece uma série de procedimentos para identificar e investigar assassinatos praticados contra mulheres por questão de gênero, conta com, pelo menos, 80 páginas, e é resultado de um ano de trabalho.

O novo protocolo de feminicídio de Pernambuco unifica a forma de registrar crimes desse tipo no Estado e tem o objetivo de integrar todos os órgãos envolvidos para aumentar a prevenção e também agilizar a apuração de casos de violência contra mulher.

Dados

Apesar de ter ocorrido redução nos casos de feminicídio nos últimos dois anos, Pernambuco ainda está entre os 10 estados onde ocorrem mais mortes violentas de mulheres no país. De cada 100 mil pernambucanas, 1,6 acabam sendo vítimas desse tipo de crime.

O Estado é o sexto a aderir ao protocolo de feminicídio, que segue diretrizes de modelos aplicados em países latino-americanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) ajudou no desenvolvimento desse documento.