Dia D

Saiba onde vacinar cães e gatos contra raiva no Grande Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/09/2018 às 7:07

-Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Neste sábado (15), acontece o dia D de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Em pernambuco, 1,5 milhão de animais devem ser imunizados contra a raiva. A campanha deve durar um mês, e cerca de 8 mil postos de vacinação estarão funcionando, em todo o Estado. Quem não conseguir vacinar seu animal no dia da campanha deve procurar a secretaria de saúde do município onde mora.

Últimos casos

Em Pernambuco, o último caso de raiva humana transmitida por cão foi registrado no ano de 2006. Já a ocorrência mais recente de raiva humana transmitida por gato aconteceu no ano passado.

Veja onde vacinar seu bichinho de estimação

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a meta é vacinar 86.377 animais. 210 Postos estarão abertos das 8h às 17h. O último caso de raiva animal no município foi em 2004, e de raiva humana, em 1999.

Usf vila piedade i e ii - av. Manuel bezerra neves, 960 - vila piedade
Usf lote 92 - rua dom carlos coelho, s/n - lote 92
Associação loteamento grande recife baixo - av. Conde pereira carneiro, s/n - sucupira
Escola estadual aderbal jurema - rua 04, 298 - curado iv
Ubs roberval de moura - rua luiz barbalho, s/n - marcos freire
Praça da prefeitura do jaboatão dos guararapes - av. General barreto de menezes, 1468 - prazeres
Praça do cruzeiro - av. Santo elias, 461 - cajueiro seco
Usf jardim piedade i - trav. Maria do carmo, 439 - piedade
Usf cajá - rua são bento, 502 - prazeres

Olinda

Em Olinda, já foi iniciada uma pré-campanha que, até o último dia 10, já havia vacinado 26.976 Animais. A meta é vacinar 55.653 bichinhos. Neste sábado, estarão abertos cinco pontos fixos de vacinação:

CEVAO: Rodovia PE-15, sem nº - Cidade Tabajara.

Associação Boi Menino: Av. Nacional, 390 - Peixinhos

Vila Olímpica: Av. Brasil – Rio Doce

Praça da Bíblia: Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti – Bairro Novo

Unidade Básica de Saúde I e II: Estrada de Águas Compridas, 1079 - Águas Compridas.

Raiva

A raiva é uma doença viral e infecciosa, cuja transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra o organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.

Em caso de mordida, o ser humano deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo para passar por uma avaliação médica. A raiva pode matar. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. O período de incubação é extremamente variável, desde dias, até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e saguis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do sus, gratuitamente. A vacina antirrábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.