IBGE

Extrema pobreza e fome é realidade de 14,8 milhões de brasileiros

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/10/2018 às 9:20

-Reprodução/TV Jornal

As eleições estão se aproximando. Neste próximo domingo (7), os brasileiros irão às urnas para escolher quem vai presidir o país pelos próximos 4 anos. Quem for eleito tem muitos desafios a vencer, dentre eles o aumento do índice de extrema pobreza, que cresceu 11% no Brasil. O mapa da fome ameaça levar o Brasil de volta a um patamar indesejado.

“É difícil passar fome. Quando a fome chega, a gente segue e fica catando lixo. A gente não quer saber porque a fome fala mais alto”, desabafa o morador de rua Robson Rodrigues. A realidade dele não é a única no Brasil. Entre 2016 e 2017 a extrema pobreza, o pior patamar da nossa pirâmide social, atingiu 14,8 milhões de pessoas. Os dados alarmantes foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados

Desde 1990, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), elabora o Mapa da Fome no mundo. Os países que têm mais de 5% da população ingerindo menos calorias do que é recomendado entram nessa lista. O Brasil saiu dela pela primeira vez em 2014, mas, segundo especialistas, está muito próximo de voltar a aparecer neste mapa.

“A fome é, sobretudo, um problema moral. Um problema relativo à humanidade, porque a pessoa que sente fome, não consegue se mobilizar. Ela precisa ser resgatada”, afirma o sociólogo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sidartha Soria.

Entenda: