Saúde

Altino Ventura: cirurgias voltam ao normal até o dia 15 deste mês

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/10/2018 às 9:35

-Reprodução/TV Jornal

Para resolver empasse entre anestesistas que trabalham na Fundação Altino Ventura e estão em greve, a Secretaria de Saúde se comprometeu em repassar a quantia de R$ 350 mil nesta sexta-feira (5) para regularizar os salários atrasados. Os salários de agosto serão regularizados até o dia 14 de novembro e as remunerações de setembro, até 14 de dezembro.

A decisão veio a partir da reunião dessa quinta-feira com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Os representantes da cooperativa de anestesiologistas decidiram que vão retomar cirurgias eletivas até o dia 15 do mês. Por enquanto, somente o atendimento de emergência será mantido. A Fundação Altino Ventura irá emitir um comunicado assim que as cirurgias estiverem liberadas para os pacientes.

Entenda o caso

Devido à greve dos anestesistas e todo o impasse gerado pela falta de pagamento aos profissionais, cerca de 1400 pacientes tiveram suas cirurgias canceladas. Os profissionais de saúde ainda estão trabalhando em regime de plantão, até a metade do mês.

De acordo com as informações divulgadas, a cooperativa responsável pela prestação de serviço não estaria recebendo da fundação dinheiro para pagar profissionais há meses. A verba, no entanto deveria vir do Governo do Estado, segundo a fundação. Eles afirmam que recebem verba do Sistema Único de Saúde (SUS). Também de acordo com a FAV, a dívida com os anestesistas já foi paga e o atraso seria de apenas dois meses.