Cuidados

Muito tempo com eletrônicos pode gerar danos à saúde das crianças

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/10/2018 às 8:45

-Reprodução/TV Jornal

No mês das crianças e com o feriadão inteiro para se divertir, muitos dos pequenos vão querer aproveitar o tempo livre para se divertir em jogos eletrônicos e também passar horas em frente à televisão ou ao celular, mas cuidado. Muito tempo com os olhos vidrados nas telas pode trazer consequências sérias para os pequenos, como a miopia.

Esse é o caso das irmãs Nara e Nina, que têm como hobby preferido assistir à televisão. Os pais das garotas estão atentos às atividades das filhas e até estimulam elas a encontrar outras opções para brincar, mas nem sempre conseguem. “A concorrência é muito desleal né? A tela traz essa facilidade e imediatismo. A gente tenta trazer mais para o lado lúdico, a gente mora em uma casa, temos o quintal, o jardim… Procuramos fazer atividades físicas com elas”, comenta o empresário André Britto, pai das crianças.

-Reprodução/TV Jornal

Alerta da oftalmologista

As crianças que passam muito tempo em frente às telas podem desenvolver doenças nos olhos, como a miopia, segundo a oftalmologista Catarina Ventura. “Tem a questão da miopia. O olho seco pode trazer até outros problemas, como a ação de coçar o olho, de irritar e fazer um ‘ceratite’ [inflamação na córnea]. Pode vir uma conjuntivite a partir daí”, explica.

Segundo ela, é preciso ficar atento para além da saúde dos olhos e ver como anda a parte social da criança, verificando se esse comportamento não está contribuindo para que o pequeno vire uma pessoa introspectiva. “O mais importante é tentar controlar o tempo que a criança usa”, afirma.