Verão

Turistas enfrentam problemas de infraestrutura nas praias do Estado

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/10/2018 às 9:30

-Reprodução/TV Jornal

Com o verão se aproximando, muitos pernambucanos já se preparam para organizar as malas e curtir as férias na praia. Quem planeja ir para o Litoral Sul do Estado, no entanto, precisa estar pronto também para enfrentar as dificuldades do caminho até chegar à praia. Quem vai dirigindo pela PE-60, principal via que liga o Litoral Sul, terá de tomar cuidado com a falta de infraestrutura e de sinalização da via.

Um dos principais destinos escolhidos pelos turistas e nativos é a Praia dos Carneiros. Embora tenha a paisagem belíssima agrade os olhos de quem visita, o local deixa a desejar, quando o assunto é locomoção. A área é privada e para chegar a ela de carro é preciso pagar uma taxa. Quem não pode pagar, precisa andar uma longa distância, ou contratar uma charrete para chegar à beira mar.

Veja a reportagem:

Porto de Galinhas

Um dos cartões postais de Pernambuco, Porto de Galinhas também atrai muitos visitantes, principalmente no verão. O grande transtorno para o turista é encontrar estacionamento no local. Quem ainda acha a vaga, precisa pagar uma quantia aos flanelinhas.

-Reprodução/TV Jornal

Litoral Norte

Quem espera visitar o Litoral Norte do Estado também precisa ficar atento. Seja na praia de Pau Amarelo ou de Marinha Farinha, a atenção tem de estar redobrada, tanto com o avanço do mar na região, quanto com a quantidade de sujeira vista da areia até o mar.

Itamaracá

Os visitantes da Ilha de Itamaracá tiveram uma boa notícia, em 2018. As obras de recuperação da ponte Getulio Vargas foram finalizadas, facilitando a passagem de veículos e pedestres na localidade.

Resposta

A Prefeitura de Goiana, onde fica a Praia de Ponta de Pedras, disse que instalou uma bomba de água na estação elevatória da rede de esgoto, e que está realizando regularmente o serviço de limpeza. Com relação ao esgoto e o lixo no Forte de Itamaracá, a Prefeitura disse que realiza a coleta regular e a capinação, mas que vai fazer uma vistoria para resolver os problemas atuais.

Quanto ao esgoto na Praia de Jaguaribe, disse que está viabilizando um projeto de esgotamento sanitário na Ilha em conjunto com o Governo do Estado e que está adotando medidas emergenciais para amenizar o problema.

No Litoral Sul, a Prefeitura de Cabo de Santo Agostino disse que a estrada da Praia de Calhetas não pode sofrer manutenção porque se trata de uma área tombada. Quanto à falta de vagas de estacionamento em Porto de Galinhas, a Prefeitura de Ipojuca disse que ônibus, vans e veículos pesados estão proibidos de parar nas ruas das praias do município para dar mais espaço aos carros particulares e que a fiscalização é constante.

Já com relação à situação da PE-60, o Departamento de Estradas de Rodagens disse que este mês está prevista a realização da Operação Tapa-Buracos no local.