Vestibular

Estudantes precisam trabalhar a ansiedade para encarar o Enem domingo

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/11/2018 às 7:36

-Reprodução/TV Jornal

Você está ansioso para realizar o Enem? A prova será neste domingo (4) e, nesses últimos dias, os estudantes precisam ficar atentos para não deixar a ansiedade tomar conta e atrapalhar o desempenho. Por isso, um aulão bem diferente foi realizado para os jovens no Grande Recife, dedicando aos participantes tempo para descontração e reflexão sobre os conteúdos.

No Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife, um teatro lotado e um plateia animada. A turma de matemática deu um show, mas no palco, também tiveram atividades lúdicas realizadas pelos professores de Português, Ciências da Natureza e Humanas, todos passando conteúdos que irão compor as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Participaram do evento cerca de 2 mil alunos, como João Paulo, que pretende estudar medicina e se diz bem confiante com os resultados das provas. “Tem que ficar cada vez mais tranquilo. Esse aulão está ajudando e dando tranquilidade para a gente. Agora é respirar, descansar e ir com tudo para o Enem fazer o nosso melhor, o que vimos durante o ano todo”, explica.

Dica dos professores

Relaxamento é sempre uma dica bem vinda nessa reta final. De acordo com professores, a ideia desses aulões é, principalmente, controlar o nervosismo dos candidatos, ao mesmo tempo em que informam, dão dicas e trazem confiança para esses feras.

Como será a prova?

A primeira etapa do Exame será realizada no domingo, 4 de novembro, com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já a segunda prova será no dia 11 de novembro, uma semana depois, com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

Cada prova conta com 45 questões. Na redação, é preciso que se faça um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema informada na prova. São 30 linhas no máximo. Este ano, o Exame também traz algumas novidades para a edição.

O tempo de realização do segundo dia de provas foi ampliado: os candidatos terão cinco horas para resolver as questões de Ciências da Natureza e Matemática. As regras do Enem são publicadas em todas as edições no edital e na Cartilha do Participante.