Acolhimento

Conheça histórias de venezuelanos refugiados em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/11/2018 às 9:40

-Reprodução/TV Jornal

Desde julho deste ano, Pernambuco passou a ser uma oportunidade de recomeço para quem fugiu da crise política e financeira que afeta a Venezuela. Em uma ação humanitária, patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo governo brasileiro, família inteiras se instalaram em casas de uma ONG, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

Marcadas por momentos difíceis na fuga da terra natal, essas pessoas tentam superar o trauma e vivem agora a expectativa de construir uma nova vida. Ao todo, são 120 venezuelanos vivendo no Estado e descobrindo uma oportunidade de recomeçar.

Uma dessas família é a de Maudis Arzola, ajudante de pedreiro. Eles explica que a falta de alimento no país nativo prejudicava toda a família. “Um mês que eu trabalhava dava para um quilo de arroz e dois ovos, e cada dia que passava eu via os meus filhos mais acabados. Eu tive de tomar uma decisão de sair da Venezuela e vir para o Brasil. Minha esposa e meus filhos já estavam desnutridos, não tinham mais alimentos”, explica.

Ele, a esposa e os cinco enfrentaram, literalmente, uma longa caminhada até chegar ao país. Foram 215 quilômetros andados a pé de Pacaraima a Boa Vista. Confira a reportagem:

Crise na Venezuela

A crise no país vizinho é um fenômeno social, econômico e político. Nos últimos anos, a situação vem se agravando. Hoje, faltam alimentos, produtos de higiene pessoal e remédios nas lojas. Quando se fala em inflação, ela se encontra acima de 800% ao ano.

Confira ainda

Esta reportagem faz parte de uma série, que será exibida ao longo da semana nos telejornais da TV Jornal. Nesta quinta-feira (14), será exibida a segunda reportagem, que vai mostrar como os venezuelanos estão se capacitando para o mercado de trabalho, e os desafios das crianças, que aprendem um novo idioma nas salas de aula das escolas pernambucanas.