Santo Amaro

Conhecido pelo Escândalo da Mandioca, Major Ferreira é enterrado hoje

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/11/2018 às 9:15

-Reprodução/TV Jornal

O corpo do ex-policial militar José Ferreira dos Anjos, mais conhecido como Major Ferreira, será velado e enterrado nesta terça-feira (20), no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. O major passou mal na manhã dessa segunda-feira (19), no apartamento onde morava, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, onde faleceu, aos 75 anos.

Escândalo da Mandioca

Em sua história de vida, o ex-policial ficou conhecido nacionalmente por se envolver no Escândalo da Mandioca, episódio que aconteceu entre os anos de 1979 e 1981. Um grupo de grandes agricultores, políticos e funcionários do Banco do Brasil da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, foram acusados de desviar 1,5 bilhão de cruzeiros, moeda da época, do Programa de Incentivo Agrícola do Governo Federal (ProAgro). Convertido à moeda atual, o valor chega a R$ 30 milhões.

O esquema usava documentos falsos, fazendas fictícias e agricultores fantasmas para financiar o plantio da mandioca e outros alimentos na cidade. Mesmo sem plantar, o grupo alegava perda do plantio por conta da seca. O caso foi descoberto depois que o gerente do BB, Edmilson Soares Lins, negou o financiamento ao policial militar reformado David Jurubeba. Sentindo-se injustiçado, o homem denunciou todo o esquema às autoridades.

Outra acusação

Em janeiro de 1981, o procurador federal Pedro Jorge de Melo e Silva assumiu o caso e indiciou 19 envolvidos no escândalo. Ele também sequestrou os bens dos envolvidos e passou a ser ameaçado de morte. No dia 3 de janeiro de 1982, o homem foi assassinado com seis tiros, quando saía de uma padaria em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O Major Ferreira foi apontado pela Justiça como mandante do assassinado do procurador.

Tempo como foragido