Alerta

Veja dicas para não cair em modalidade de golpes nas redes sociais

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/11/2018 às 10:08

-Reprodução/TV Jornal

Criminosos estão usando as redes sociais para aplicar mais um golpe. Eles se passam pelos donos dos perfis para pedir dinheiro aos seguidores das vítimas. A Delegacia de Crimes Cibernéticos, no Recife, recebe todo mês casos assim. Nesta quarta-feira (28), um jornalista procurou a polícia para denunciar que teve as contas invadidas por criminosos.

Felipe Leito teve os perfis do Facebook e Instagram hackeados. Prints mostram as conversas dos golpistas com os amigos do jornalista, pedindo dinheiro. Fingindo ser Felipe, os criminosos alegam dificuldade para fazer uma transferência bancária, porque o limite excedeu. Eles também informam três contas para o depósito. Um dos amigos do jornalista chegou a transferir R$ 150.

Felipe conta que teve a certeza do que estava acontecendo, quando acessou o e-mail pessoal e havia notificação de que as senhas e os dados pessoais tinham sido alterados. As páginas foram bloqueadas e o jornalista procurou a delegacia para denunciar o golpe.

Recorrente

A Delegacia de Crimes Cibernéticos recebe, todos os meses, cerca de 20 casos de golpes como esse. De acordo com a polícia, as pessoas mais expostas nas redes sociais são aquelas que publicam muito sobre a vida pessoal. São os alvos preferidos das quadrilhas especializadas nesse tipo de crime.

Confira dicas para não cair em golpes