Série de Reportagens

Entenda o impacto da saída dos médicos cubanos do Mais Médicos em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/12/2018 às 8:06

Com a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos, que vinha sendo realizado desde 2013, reforçando o atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao menos 414 profissionais precisaram deixar Pernambuco. Por causa disso, a população que vive longe dos grandes centros de atendimentos ficou desassistida, e a busca por saúde básica de qualidade vem sendo cada vez mais difícil.

A partir desta quarta-feira (5), a TV Jornal exibe a série Saúde Fora do Eixo, que revela o desequilíbrio entre as necessidades dos moradores do interior e o que oferece, atualmente, o sistema de saúde.

Defasagem

Aglomerando o maior polo médico do Norte-Nordeste e segundo maior do Brasil, Pernambuco conta com 400 unidades de saúde, e fatura cerca de R$ 7 bilhões por ano com os serviços prestados. A maioria desses postos de saúde é firmada na capital, logo, é na periferia e no interior onde se encontra a defasagem da saúde básica.

O que assombra é que 80% dos casos poderiam ser evitáveis com o atendimento de um médico generalista, mas a realidade é a falta desses profissionais em grande parte das unidades. Até em municípios próximos à capital, como é o caso da cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a falta de médicos pode ser sentida.

Profissionais pernambucanos não se sentem atraídos pelo baixo custo pago pela prefeitura e pelo governo para trabalharem no local, o que fazia com que o município dependesse, por exemplo, de profissionais vindos do Programa Mais Médicos, boa parte preenchida por profissionais cubanos, que foram retirados da iniciativa.

-Reprodução/TV Jornal

O programa

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos surgiu para suprir as necessidades básicas de atenção à saúde da família. Na época, foram disponibilizadas 15.460 vagas, mas apenas 1.096 médicos brasileiros com o Registro do Conselho de Medicina do Brasil (CRM) se inscreveram no programa, o equivalente a 7% do necessário. As demais vagas foram preenchidas por profissionais de outros países, em sua maioria médicos cubanos.

Série

A reportagem faz parte da série Saúde Fora do Eixo, exibida pela TV Jornal. Nesta quinta-feira (6), na segunda reportagem, você irá conhecer uma cidade do Sertão de Pernambuco que tem postos de saúde novos, mas nenhum médico para trabalhar neles.