Hospital

Famílias denunciam falta de atendimento no Ulysses Pernambucano

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/12/2018 às 10:17

-Reprodução/TV Jornal

Um aviso em frente à emergência do hospital psiquiátrico Ulysses Pernambucano, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, causou a revolta de muitos parentes de pessoas com transtornos mentais. Na mensagem pendurada na parede está uma recomendação rápida e direta: "só estão sendo atendidos pacientes trazidos em ambulâncias ou pela Polícia Militar".

A dona de casa Arlete dos Santos tentou seguir o protocolo para trazer o irmão ao local. Esperou em casa mais de cinco horas por uma ambulância, que não chegou a tempo, até que desistiu de esperar e foi em um carro particular para tentar ajudar o familiar. “Ele fica nessa situação: agressivo e querendo bater nas pessoas”, explica.

Em contato com a equipe de reportagem, nesta terça-feira (11), Arlete afirmou que a ambulância foi chamada às 7h de ontem, mas chegou apenas às 15h, quando já havia ido ao hospital. Ela foi aconselhada a medicar o parente na própria casa, com ajuda da equipe do Samu.

-Reprodução/TV Jornal

A realidade da agente de endemias Ana Maria Ferreira também foi similar. Ela precisou levar o filho com urgência ao hospital para ser tratado. O rapaz estava em surto e tentou forçar a entrada na unidade. Segundo a mãe, há oito dias ela está tentando evitar o suicídio do filho.

Resposta

A equipe de reportagem da TV Jornal tentou entrar em contato com os serviços do Samu e da Polícia Militar em busca de respostas para a denúncia feita pelos parentes dos pacientes. A PM afirmou que tal ocorrência não era trabalhado para a Polícia Militar e que o efetivo só atuava quando a pessoa estava com a faca na mão.

Quanto à direção do hospital psiquiátrico, eles afirmaram, por meio de nota, que estão tentando negociar o fim da paralisação, junto com os funcionários, para resolver a situação o mais rápido possível. Eles não se pronunciaram sobre a estrutura do hospital, nem sobre a falta de medicamentos.