Acolhimento

Mais de 100 refugiados venezuelanos chegam ao Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/12/2018 às 7:30

-Reprodução/TV Jornal

Cerca de 102 refugiados da Venezuela aportaram no Recife, após quatro horas de voo, em um avião da FAB, que pousou na Base Aérea da cidade. Entre os grupos familiares, que vieram do Estado de Roraima, estão 25 crianças refugiadas. Todos eles foram encaminhados em três ônibus para a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde irá funcionar a Casa de Direitos, local de assistência para os refugiados.

O espaço irá funcionar com o objetivo de oferecer orientação profissional, jurídica, encaminhamento médico e educacional para os recém-chegados. A vinda das famílias foi organizada pela Caritas, organismo que faz parte da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Os recursos são de 1,5 milhão de dólares para o projeto de interiorização dos imigrantes, em sete estados brasileiros.

O grupo deverá ser abrigado em 12 casas, que foram alugadas em bairros da área central e na Zona Oeste do Recife. O espaço tem contrato de aluguel de cinco meses, tempo necessário para que os venezuelanos se adaptem a uma nova vida em terras estrangeiras.

Refúgio

Esse já é o terceiro grupo de venezuelanos refugiados que chega em Pernambuco, este ano. Outros 145 que estavam no Norte do país já vieram para o Estado através do Governo Federal e foram acolhidos na Organização Não-Governamental (ONG) Aldeias Infantis, localizada em Igarassu, Região Metropolitana do Recife.