Irregularidade

PF deflagra ação que investiga desvios em fornecimento de medicamentos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/12/2018 às 10:00

-Reprodução/TV Jornal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã dessa quarta-feira (19), uma operação que investiga a irregularidade no fornecimento e na compra de medicamentos custeados com recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS) em três prefeituras do litoral sul de Pernambuco. Denominada de “Deadline”, a ação foi realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Receita Federal e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sete endereços de uma distribuidora de medicamentos sediada no Recife. As investigações ocorrem em segredo na Justiça, por isso, o nome da empresa não foi divulgado. Ainda segundo a PF, desde 2013, a empresa fornece medicamentos aos municípios de Rio Formoso, Tamandaré e Sirinhaém. São mais de R$ 12 milhões acumulados em contratos, nesses cinco anos.

Os documentos fiscais expedidos pela distribuidora e recolhidos pela equipe policial ainda mostram que as vendas possuíam inconsistências, o que levantou a suspeita de prática de desvios de recursos públicos. A PF afirma que, além disso, também existe a suspeita do fornecimento de mercadoria em condições impróprias para consumo.

Investigações

A Polícia Federal informou que as investigações para o caso se iniciaram há quatro meses, após o efetivo receber o resultado da auditoria realizada pela CGU, que constatou irregularidades em licitações e na execução de contratos que contavam com aporte de recursos federais.

Outra investigação ainda pode ser aberta, segundo a PF, já que a empresa também fornece medicamentos a outros municípios do Estado. Os suspeitos estão sendo investigados pelo crime de peculato, crimes contra as relações de consumo e os previstos nas leis de licitação. As penas para os crimes podem chegar a 17 anos de prisão.