Saúde

Dezembro Laranja alerta para cuidado com câncer de pele no verão

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/12/2018 às 9:30

-Foto: Pixabay

Com o início do verão e a expectativa de aproveitar o sol e a praia, o mês de dezembro é sinônimo de diversão para muitas famílias. No entanto, a alta estação sugere também a necessidade de se proteger dos raios solares intensos, pois todo cuidado é pouco para deixar a pele bem hidratada e em condições saudáveis.

Caso esses cuidados sejam deixados de lado, especialistas alertam para o aumento dos riscos de adquirir doenças e até desenvolver câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, esse tipo de doença corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, e uma de suas principais causas é o efeito nocivo dos raios solares.

Veja como se prevenir

Dezembro Laranja

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) propõe um projeto de conscientização chamado “Dezembro Laranja”. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.

A ideia é que sejam realizadas parcerias com instituições públicas e privadas para informar à população as principais formas de prevenção, bem como expressar a necessidade de procurar um especialista no tratamento da doença.

Este ano, o tema principal do projeto é “Se exponha, mas não se queime”. Por isso, a SBD convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, com a hashtag #DezembroLaranja, ajudando a disseminar atitudes de proteção.